A programação é o novo inglês. Se há alguns anos o idioma funcionava como um passaporte para o sucesso, um diferencial na área profissional e na pessoal, hoje a programação é a grande aposta dos especialistas para também ocupar esse lugar e até mesmo virar requisito em futuros processos seletivos.
“Programe para não ser programado. A inteligência artificial não vai substituir o homem, mas saber de programação, hardware, automação e como aplicar inteligência artificial nas coisas é necessário para usar no nosso dia a dia. É uma forma de solucionar problemas”, diz Anderson Paulo da Silva - Coordenador pedagógico do Núcleo Avançado em Educação (Nave).
O professor Anderson destaca que as pessoas devem sair da zona de conforto delas. “O mundo está cada vez mais dinâmico. Hoje nós temos crianças que com cinco anos de idade já pegam o controle remoto da TV, ligam no Netflix e colocam o desenho animado favorito. Então o próprio ser humano está mais adepto à tecnologia. É de se esperar que as profissões fiquem mais adeptas a essas mudanças constantes”.
A programação atualmente, no entanto, ainda é especificidade de um segmento produtivo, como explica o especialista em Recursos Humanos e Coordenador do Curso de Gestão em RH da FTC, Renato Ribeiro. “Quando ele sai dessa área hoje não vai se tratar de um diferencial. A linguagem de programação, no mundo do trabalho, está se transformando em uma plataforma de domínio geral”, disse. Ele acredita, ainda, que os programadores desenvolvem soluções e que elas podem ser acessadas por outras áreas profissionais.
Para o professor do curso de Sistemas de Informação da FTC José Irahe, a programação, na verdade, já é um requisito. “Em todo o lugar que nós vamos, tem computadores, celulares ou algum dispositivo que foi programado por alguém. Então a programação já é um requisito porque você precisa entender como o mundo ao seu redor funciona. Como as informações funcionam e como colocá-las no computador”, destacou.
Foi vendo a evolução do mundo e da necessidade da tecnologia para o futuro que o professor Alex Egídio desenvolveu o treinamento Java WEB Full stack que contempla mais de 80 aulas com exemplos práticos de quem está a mais de 12 anos trabalhando com o desenvolvimento de aplicações em java. No link abaixo, é apresentado todo o cronograma do treinamento que vai do básico ao avançado e conta ainda com grupo de apoio para dúvidas, emissão de certificado de conclusão e muito mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário